Arabic AR Chinese (Simplified) ZH-CN English EN French FR German DE Italian IT Portuguese PT Spanish ES

Bernardo tavares no comando do benfica de macau

Os “encarnados” optaram por continuar a apostar em técnicos portugueses. Bernardo Tavares ocupou o lugar de Henrique Nunes, que não terá chegado a acordo com Duarte Alves, dirigente responsável pelo futebol, estando assim confirmada a notícia que circulava e que dava conta da saída do responsável pelos dois últimos títulos do Benfica de Macau.

Bernardo Tavares, de 37 anos, foi escolhido de uma lista com alguns nomes, podendo a sua experiência na Taça AFC ter pesado na decisão das “águias” do território, que vão ter uma época cheia, em especial com o regresso precisamente à segunda competição de clubes mais importante do calendário da Confederação Asiática, logo a seguir à Liga dos Campeões.

O Benfica, através do seu novo director de comunicação, João Varela, confirmou Bernardo Tavares como técnico, reconhecendo a experiência internacional do treinador luso, que já esteve ao serviço de vários emblemas asiáticos, primeiro como adjunto do Al Hidd, do Bahrein, em 2013, contribuindo para o terceiro lugar no campeonato, numa temporada em que participou na Liga dos Campeões Asiáticos, entrando na fase dos “play-off”.

Mais tarde, já depois de uma passagem pelo Tirsense, onde curiosamente teve no plantel Leonel Fernandes, actual avançado do Benfica de Macau, voltou a apostar na saída do futebol português, assinando contrato, primeiro com o Al-Nahda, de Omã, e depois com o African Lyon, da Tanzânia. Regressou à Ásia na época passada, para levar o New Radiant, das Maldivas, a disputar novamente a Taça AFC.

O técnico chega a Macau “ciente de que vem treinar um clube com enorme historial no futebol da RAEM nos últimos anos  e que tem feito história com as suas conquistas”, isto segundo as primeiras declarações do técnico, que ontem efectuou o primeiro treino, num pequeno recinto situado junto à Universidade de Macau, na Ilha da Montanha.

“O objectivo para 2018 passa por lutar pela renovação do título de campeão, o que a acontecer seria o quinto campeonato consecutivo. A vontade do Benfica em renovar o título e consolidar a sua presença nas competições em que está envolvido, ajudará certamente a tornar a Liga de Elite ainda mais competitiva, o que permitirá uma maior evolução de todos os jogadores, treinadores e todos os outros agentes envolvidos”, refere Bernardo Tavares, que terá um outro Tavares (Jorge) como adjunto, que entretanto está já, há cerca de uma semana, a auxiliar Cuco nas sessões iniciais de preparação para a nova temporada, que arranca a 19 deste mês de Janeiro.

“AFC Cup” é um dos objectivos

O sucessor de Henrique Nunes salienta também a importância da participação na Taça da Confederação Asiática: “Sem dúvida que a grande novidade deste ano de 2018 é o acesso do Benfica à fase de grupos da AFC Cup. Uma oportunidade única para Macau tentar somar mais uns pontos no ranking asiático e o clube poder ganhar mais algum prestígio internacional. Vamos, dentro das nossas limitações, tentar fazer o melhor junto de equipas mais experientes na prova, procurando sempre tentar surpreender os adversários, independentemente do seu maior poderio e experiência internacional”.

Bernardo Tavares possui, deste Junho de 2013, a licença da UEFA, qualificação internacional mais alta como treinador de futebol, isto depois de ter iniciado a carreira de técnico em 1997, nos sub-18 da ADC Proença-a-Nova, tendo passado posteriormente pelos Sub-12 do Sport Lisboa e Benfica. Foi igualmente olheiro do FC Porto, adjunto na Academia do Sporting em Alcochete e treinador de guarda-redes e assistente no Belenenses.

Como treinador de seniores, esteve no Alcobaça, Tirsense e Tourizense e integrou equipas técnicas de alguns dos mais conceituados treinadores portugueses, nomeadamente como analista e autor de relatórios de treino para José Mourinho, em 2001 na União de Leiria, com Carlos Queiroz no Real Madrid em 2004, com Paulo Bento no Sporting em 2008 e com Paulo Fonseca no Paços de Ferreira, em 2014.

Clique aqui para ver esta notícia publicada pelo Hoje Macau.

Veja mais informações relacionadas nos seguintes links:

JTM                             Ponto Final

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to Top